Resumo da Metodologia

1. Análise de dados secundários

Diversas pesquisas globais são feitas todos os anos analisando a imagem de países. Buscamos estes dados secundários para capturar a imagem externa atual do Brasil.

3 pesquisas escolhidas como fonte

2. Escuta de Conselheiros do CDESS

Foram ouvidos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República. São figuras de destaque da sociedade civil, com conhecimento profundo e opiniões relevantes sobre o país. A abordagem incluiu entrevistas individuais e aplicação de um questionário online.

11 entrevistados / 56 respondentes do questionário online

3. Escuta de especialistas em Brasil

Foram ouvidos profissionais que produzem conhecimento original sobre o Brasil e têm domínio das diferentes ciências humanas nacionais. A seleção priorizou diversidade, relevância acadêmica e alinhamento com os objetivos do projeto, integrando tanto nomes consagrados quanto talentos emergentes.

10 entrevistados

4. Escuta de lideranças

Foram entrevistadas lideranças de diferentes setores, abrangendo tanto autoridades reconhecidas quanto figuras contestadoras que trazem perspectivas inovadoras e críticas. Esses participantes ofereceram insights sobre tendências e necessidades de mudança, conectando o contexto brasileiro ao cenário global. Critérios de diversidade e relevância foram utilizados na seleção.

14 entrevistados

5. Escuta da população brasileira

A pesquisa quantitativa ampliou o alcance do projeto, captando as percepções e aspirações da população brasileira em relação à imagem e projeção do país. Responderam à pesquisa pessoas de todo o Brasil, uma amostra que buscou representatividade da população.

Pesquisa quantitativa com 3266 homens e mulheres, acima de 16 anos, pertencentes a todas as classes sociais (Critério Brasil) e moradores de todas as regiões do Brasil.

6. Análise estratégica e criação

Momento de análise e cruzamento de perspectivas para definir diretrizes norteadoras para atualização da imagem do Brasil.